quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Chuva é água, água é vida!!

Oi galera, tudo bem com vocês?

"a noite esta chegando, há nuvens carregadas no horizonte e já é possível ver os raios. um calor quase surreal anuncia a chegada de chuva forte, torrencial...possivelmente um temporal."

Não é difícil hoje em dia visualizarmos uma cena como esta descrita acima não é mesmo? E sempre que isso acontece as pessoas já começam a mudar a sua rotina, indo o mais rápido possível para casa, desmarcando um compromisso depois do trabalho e alguns até levantando os móveis para não serem perdidos com a água que certamente vai invadir a casa.

Logo após um grande temporal se vê quase que unanimemente as pessoas reclamando dos estragos causados pela chuva. A mídia noticia incansavelmente durante dias o que foi perdido e devastado pela chuva. A culpa sempre é da chuva, mas será? Será mesmo que a chuva é realmente a causadora de tudo isso?

A chuva é um fenômeno natural, e como todo fenômeno natural não pode ser controlado. Se há um volume de chuva superior ao que se espera ou se ela é mais devastadora do que se previu, com certeza há uma boa causa.

Todos sabemos da importância da água, nosso planeta tem cerca de 71% de sua superfície coberta por água em estado liquido, o corpo humano tem entre 60 e 65% de água, utilizamos água em nosso dia a dia, para nossa higiene e sobrevivência...

Então como é possível culparmos a água da chuva dos estragos causados??

Se o crescimento industrial e a ganancia modificaram e destruíram o solo, a fauna, a flora e a camada de ozônio, a culpa não é da chuva. Se a população não se posiciona com relação a esta devastação, a culpa não é da chuva. Se a cidade não tem estrutura para dar vazão a água e não há dinheiro no caixa do governo para realizar as melhorias necessárias, a culpa não é da chuva. Se o povo não se posiciona contra essa devastação e continua votando no mesmo candidato, a culpa não é da chuva.

Sejamos razoáveis, a culpa é nossa. Fomos nós, de uma forma ou de outra, que causamos direta ou indiretamente toda a devastação e precisamos assumir isso e não culpar um fenômeno natural que apenas reage as ações que sofre e vem sofrendo a tanto tempo.

Não podemos mais nos posicionarmos como se um fenômeno natural fosse algo alheio a nossa vida ou fora do nosso contexto enquanto seres vivos de um mesmo planeta. Nós somos parte deste planeta e de tudo que é vivo e natural nele.

Então, quando uma grande tempestade se aproximar, vamos pensar em como contribuímos para que ela fosse tão grande e como podemos contribuir para quele ela volte a ser apenas um fenômeno natural que irriga nossas plantações, mata nossa sede, alivia nosso calor...

Nos somos responsáveis sim e temos que arcar com isso. Nem tudo esta perdito, ainda há tempo. Assim como alteramos negativamente o curso das coisas, podemos alterar novamente positivamente, porque não?

Chuva é água e água é vida!!

É isso galera, espero que tenham gostado e se conscientizado.

Grande beijo e até o próximo post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário